Apresentação
O Programa Universidade para Todos (Prouni) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior.
Podem se inscrever no processo seletivo do Prouni, referente ao 2º semestre de 2011, os candidatos que não possuam diploma de curso superior que tenham re-alizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010 e alcançado no mí-nimo 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnolo-gias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologi-as; matemática e suas tecnologias e redação). O candidato deve ainda ter obtido nota superior a zero na redação.
Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%) a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:
•Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
•Ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
•Ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na ins-tituição privada;
•Ser pessoa com deficiência;
•Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de insti-tuição pública e que estejam concorrendo a bolsas nos cursos de licenciatu-ra, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é considerado o crité-rio de renda.
Inscrições
O processo seletivo 2º/2011 terá uma única etapa de inscrição.
O prazo para inscrições é de 20 a 24 de junho. Ao inscrever-se, o candidato po-derá escolher até três opções de curso e instituição.
Ao final do período de inscrições, serão feitas três chamadas sucessivas para convocação dos candidatos pré-selecionados com base nas notas no Enem 2010.
Como é feita a inscrição
O prazo para inscrição tem início no dia 20 de junho e se encerra às 23h59 do dia 24 de junho de 2011. Será observado o horário oficial de Brasília (DF). As inscri-ções são feitas exclusivamente pela internet, acessando o Sistema do Prouni (Sisprouni).
Para efetuar a inscrição, o candidato deverá informar seu número de inscrição e senha no Enem 2010 e seu número no Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Caso o candidato não se recorde de seu número de inscrição, ou de sua senha no Enem 2010, poderá recuperá-los no endereço:
http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/
Atenção! Ao recuperar a senha do Enem 2010, o candidato recebe inicialmente uma senha provisória, ainda inválida para acesso ao Prouni. Assim, o candidato deverá acessar o Boletim individual do Enem 2010 com esta senha provisória (recuperada) no mesmo endereço eletrônico utilizado para a recuperação da se-nha, e criar uma nova senha. Após esse procedimento estará apto para acessar o sistema de inscrição do Prouni.
No sítio do Prouni, o candidato pode pesquisar as instituições e cursos participan-tes do Programa. Ao efetuar a inscrição, o estudante escolhe a modalidade de bolsa e até três opções de instituições de ensino superior, cursos e turnos dentre as disponíveis, conforme sua renda familiar per capita e seu perfil socioeconômi-co.
As notas de corte de cada curso são informadas diariamente pelo sistema, a par-tir do segundo dia de inscrição, em caráter exclusivamente informativo. O candi-dato pode acompanhar as notas de corte e alterar suas opções até o encerra-mento do período de inscrição. A inscrição válida é sempre a última confirmada pelo candidato.
Pré–seleção e aprovação
Encerrado o prazo de inscrição, o Sistema do Prouni classifica os estudantes, de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem 2010.
Os estudantes pré-selecionados devem comparecer às instituições de ensino de posse dos documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição. Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a insti-tuição pode solicitar ao estudante a documentação que julgar necessária.
É facultado às instituições a realização de processo seletivo próprio. Essa infor-mação é disponibilizada ao candidato, no momento da inscrição. Nesses casos, a instituição deve informar previamente aos candidatos os critérios de seleção.
Os candidatos aprovados serão incluídos no Prouni, com emissão do respectivo Termo de Concessão de Bolsa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário